terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O Mito do Natal

Não é de hoje, que diversas pessoas sabem que Jesus Cristo não nasceu realmente no dia 25 de Dezembro ou que teria nascido em Belém. Todo o mito em volta de Belém seria que no Torá estaria escrito que o salvador dos judeus nasceria na cidade de Davi (no caso a cidade era Belém), talvez seja essa a causa deles não terem se tornado cristãos ou mesmo aceitado a veracidade de seus atos.

Porém, não estou aqui nem para atacar nem para defender a Igreja Católica Apostólica Romana, eu estou aqui para explicar como surgiu o mito do natal, afinal, era necessário transformar uma data "sacra" pagã em uma data "sacra" cristã não necessitando fazer a sociedade mudar seus dias de adoração.

O dia 25 de Dezembro era dedicado ao Deus Mitra, para explicar melhor sobre este deus, eu dei um control+c e um control+v marotão aqui no wikipédia.

"O culto a Mitra passou por diversas transformações difundindo-se gradualmente até alcançar um lugar proeminente na Pérsia e representar o principal oponente do cristianismo no mundo romano, nas primeiras etapas de sua expansão.

Sua primeira menção é de aproximadamente 1400 a.C. onde é descrito como o deus do equilíbrio e da ordem do cosmo. Por volta do século V a.C. passou a integrar o panteão do Zoroastrismo Persa, a princípio como senhor dos elementos e depois sob a forma definitiva do deus solar.

Após a vitória de Alexandre, o Grande, sobre os persas, o culto a Mitra se propagou por todo Mundo Helenístico. Nos séculos III e IV da era cristã as religiões romanas, identificando-se com o caráter viril e luminoso do deus, transformaram o culto a mitra no mitraísmo.

A religião mitraica tinha raízes no dualismo zoroástrico (oposição entre bem e mal, espírito e matéria) e nos cultos helenísticos mitra passou a ser um deus do bem criador da luz e em luta constante contra a divindade obscura do mal. Seu culto estava associado a uma existência futura e espiritual, completamente libertada da matéria.

O culto era celebrado em grutas sagradas onde o principal acontecimento era o sacrifício de um touro, cujo sangue brotava a vida, propiciando a imortalidade.

Com a adoção do cristianismo como religião oficial do império romano o mitrianismo entrou em declínio, mas o dualismo do perpétuo conflito entre o bem e o mal, luz e as trevas ainda sobreviveu sob a forma de doutrina maniqueísta."

Por um acaso lembra algumas características de Cristo, não?
Também é valido lembrar, que o próprio Osíris segundo o mito egípcio, teria recebido uma coroa de espinhos, simbolizando que mesmo sendo um rei ele estava no mesmo nível de seus fiéis. E que após morrer, Ísis teria engravidado de seu espírito divino e ele teria reencarnado como Hórus(cuja cabeça era de uma águia, um pássaro, no caso aqui...Eles teriam formado uma divina trindade literal, Pai morrer, filho renasce com o espírito santo em si).

Bom, continuando, a ligação romana de Mitra e Cristo...

"A celebração do Natal Cristão em 25 de dezembro surgiu por paralelo com as solenidades do Deus Mitra, cujo nascimento era comemorado no Solstício (de inverno no hemisfério norte e de verão no hemisfério sul). No calendário romano este solstício acontecia erroneamente no dia 25, em vez de 21 ou 22.

Acontece que a Igreja Católica em contraposição ao culto prestado a Mitra, adotou o mesmo dia para qual seria realizado a comemoração ao nascimento de Jesus Cristo. Era costume da Igreja Católica pegar elementos pagãos para santificá-los, sem que, com isso, tornar-se defeituosa a fé cristã, ou seja, não alterava a essência de suas crenças. Isso tudo para trazer conversões. Diz Cardeal John Henry Newman em referência a outras adoções: “O emprego de templos, e estes dedicados a certos santos, e enfeitados em ocasiões com ramos de árvores; incenso, lâmpadas e velas; ofertas votivas ao restabelecer-se de doenças; água benta; asilos; dias santos e estações, uso de calendários, procissões, bênçãos dos campos, vestimentas sacerdotais, a tonsura, a aliança nos casamentos, o virar-se para o Oriente, imagens numa data ulterior, talvez o cantochão e o Kyrie Eleison [o canto “Senhor, Tende Piedade”], são todos de origem pagã e santificados pela sua adoção na Igreja.” (Ensaio sobre o Desenvolvimento da Doutrina Cristã)

Os romanos comemoravam na madrugada de 24 de dezembro o "Nascimento do Invicto" como alusão do alvorecer de um novo sol, com o nascimento do Menino Mitra.

É muito possível que o cristianismo tenha plagiado também o Mitraísmo aderindo às comemorações no dia 25 de dezembro.

Esta foi a razão que levou algumas religiões,como por exemplo as Testemunhas de Jeová, a não participarem de festividades natalinas."


Só pra deixar bem claro, não tenho nada contra qualquer religião, se você reza para um Deus e é na sua, ÓTIMO, agora se você mata pelo seu deus achando que todo mundo vai começar a gostar dele por causa disso, talvez seja hora de rever seus conceitos e pensar se realmente esse Deus é um bom Deus a ser seguido... Bom Natal a Todos! =*


Fonte de pesquisa: Wikipedia, livros de mitologia egípcia, romana e até mesmo alguns estudos sobre a religião católica.

Um comentário:

  1. Legal trazer essas curiosidades \o
    Pelo menos pra mim era uma curiosidade saber que natal era celebrado no dia 25/12 sendo que esse dia nao caracteriza nada para os pagãos!

    ResponderExcluir