segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Religião e Paganismo #4

Este é um mito um tanto quanto...triste, pobre Calipso, destinada a amar e nunca ser correspondida.


CALIPSO


Calipso era uma ninfa do mar, expressão que abrange numerosa classe de divindades femininas de categoria inferior, mas que, ao mesmo tempo, compartilhavam muitos dos atributos dos deuses.

Calipso acolheu Ulisses hospitaleiramente, entreteve-o com magnificência, apaixonou-se por ele e procurou retê-lo para sempre, conferindo-lhe a imortalidade. Ele, porém, manteve sua disposição de regressar à pátria, para junto da esposa e do filho. Calipso, afinal, recebeu ordens de Jove para deixá-lo partir. A mensagem foi levada por Mercúrio, que a encontrou em sua gruta, assim descrita por Homero:

Verdejante, viçosa trepadeira
Forrava os muros da espaçosa gruta.
Em torno, quatro fontes cristalinas Derramavam na terra a pura linfa,
Que corria em regatos sinuosos,
Entre a verdura tenra, que violetas
Purpúreas enfeitavam.
Era um cenário Que qualquer deus veria com deleite.

Embora com muita relutância, Calipso dispôs-se a obedecer às ordens de Júpiter.
Forneceu a Ulisses os recursos para a construção de uma jangada, aprovisionou-o bem e assegurou-lhe um vento favorável. Ulisses viajou satisfatoriamente durante muitos dias, até que, afinal, quando já estava à vista da terra, desencadeou-se uma tempestade, que derrubou o mastro e ameaçou fazer soçobrar a embarcação. Nessa situação crítica, ele foi visto por uma ninfa do mar que, compadecida, pousou na jangada, sob a forma de um corvo marinho, e ofereceu-lhe um cinto, aconselhando-o a colocá-lo, pois, se fosse obrigado a se lançar à água, esse cinto o faria flutuar, permitindo-lhe alcançar a terra a nado.

Em seu romance Telêmaco, Fénelon conta-nos as aventuras do filho de Ulisses, quando à procura do pai. Entre outros lugares aonde chegou o jovem, seguindo as pegadas paternas, estava a Ilha de Calipso e, como no caso anterior, a deusa tentou todos os artifícios para conservá-lo consigo e ofereceu-se para compartilhar com ele a imortalidade. Minerva, porém, que acompanhava o jovem, sob a forma de Mentor, e dirigia todos os seus movimentos, o fez repelir as tentações da deusa e, quando nenhum outro meio foi encontrado para escapar, os dois amigos lançaram-se de um rochedo ao mar e nadaram até um navio que se encontrava ao largo.

Byron faz alusão ao pulo de Telêmaco e Mentor nos seguintes versos:

Surge no mar a ilha de Calipso
Onde sorri um porto, embora a deusa
Formosa de chorar cessara há muito,
Como cessou de olhar sobre o rochedo
Aquele que escolheu mortal esposa.
Aqui também seu filho ao mar, ousado,
Se atirou, a conselho de Mentor,
Deixando suspirosa a linda deusa.


Retirado do livro O Livro de Ouro da Mitologia.

Um comentário:

  1. Fiquei pra ler teu Post 3º. Mas pelo que vi tu ta lendo homero, porra! Esse pessoal cutural é foda... ABRAÇOO

    ResponderExcluir