quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O que realmente é politicamente correto?

A ética. O politicamente correto. Para muitos que se consideram especialistas nesse tipo de assunto, a explicação parece fácil, tudo pode ser corretíssimo e simples, basta se basear no respeito. As pessoas que assim pensam, são como a grande maioria: cabeça baixa para os valores supostamente corretos, implantados pelos diversos sistemas de governo e comandos existentes ao longo do tempo. Eu, particularmente, vejo uma imensa relatividade nessa questão. O que é certo para alguns, pode prejudicar outros. Quem nos diz o que é certo?
Óbvio que para uma civilização se manter organizada, é preciso de um controle, de leis. O problema não está no sistema, mas na maioria das pessoas que ocupam seu poder e a respectiva influência na opinião dos outros, daqueles que estão no "inferioir". Ainda que atualmente, mais do que nunca, a liberdade de expressão é muito bem aceita, as pessoas são manipuladas indiretamente a não fazerem isso, a não questionar. Os jovens nas escolas, também sofrem essa influência, talvez essa, a mais poderosa e decisiva, já que em um ambiente escolar o fundamento é a educação para crianças e adolescentes, e esses ainda estão desenvolvendo ideias, formas de pensar,e acabam submetidos a uma série de regras para adquirirem comportamentos corretos, sem questionar! Verdadeiros robôs para entrarem com sucesso no mercado que move o sistema. Grande merda! Estudam como bons alunos, conseguem uma formação suficiente, mas acabam completamente ignorantes quanto a forma de pensar no que poderia ser diferente, no que poderia evoluir o mundo, e não no que o mantém.
O resultado disso tudo é o comportamento absoluto que as pessoas adquirem, opiniões que lhes foram ensinadas, e não desenvolvidas. Na minha opinião, essas são as pessoas realmente ignorantes. Tomam uma posição a partir de argumentos e ideias ja formados, sem se perguntar se faz sentido, porque para elas, aparentemente faz! A primeira impressão para essas pessoas ao tomarem qualquer posição é simplesmente saber que a mesma é racional pelo que já existe, e esquecem o mais importante: questionar.
A ciência da natureza é movida por questões, mas a política parece não funcionar do mesmo modo, se assim fosse, acredito que evoluiríamos nossas críticas e nossas leis, haveria menos filhos da puta passando por cima dos miseráveis.
Respeito é algo que vem de dentro do consciente de cada um, é por nós mesmos que devemos saber o que é certo e errado, precisamos de pessoas que nos ensinem valores, mas temos que aprender a questioná-los. É por isso que o politicamente correto é tão relativo, é algo imposto para que as pessoas que o seguirem serão corretas, quando na verdade não é assim que as coisas deveriam funcionar, opiniões e critícas deveriam ser mais abundantes e ter grande poder.
O Mundo pode mudar a partir do pensamento próprio. Crie, questione. Mude!
A humanidade talvez um dia quebrará tudo que não permita a evlução, em todos os sentidos. Até lá, you're just another brick in the wall.

Guto

6 comentários:

  1. show de bola! vou tentar publicar. beijo bebel

    ResponderExcluir
  2. Não apenas correto, mas brilhante! Deveria ser texto fundamental pra formação do cidadão. Eu não sabia que você sabia escrever assim.

    ResponderExcluir
  3. A escola forma pessoas para viver como robôs, meros mortais, estes pensam baixo em relação a sociedade e o planeta, sendo que poderiam ser formados para terem idéias que ajudem a sua evolução!
    Beijos da profe que te adora

    ResponderExcluir
  4. Feliz aniversário, filhote! No teu aniversário, quem ganha o presente sou eu. A tua vida é meu grande presente hoje - e todos os dias.
    Bier

    ResponderExcluir
  5. Muito Bom guto, eu que estudei Ética, parte da filosofia que estuda o comportamento e os costumes pessoais, que já abre uma gama de pensamentos e condutas como a moral, achei muito bom teu post cara! E como Roger Waters já falava: leave the kids alone... para poderem questionarem-se sobre o que é certo ou não. Mas esse assunto Guto, é totalmente relativo e arbitrário para alguns, pq talvez as pessoas pensem e se indaguem como nós fazemos a respeito do cotidian. Mas teu ponto de vista não deixa de ser igual ao meu!

    ResponderExcluir
  6. e viva a Itáliaaaa!!!!! Hahaha

    capaz (sempre tem um eauhueah, e não foi o Quexo!)


    Agora, falando sério, tudo o que está no texto do Guto se resume no que quero falar para muita gente há algum tempo.
    Não basta ter ética, temos que ser Loucos, pois o que a "cultura robótica" denomina ser louco, é ser diferente do padrão, lunático, questionador excessivo – e aí é que tá!
    E como já dizia o grande Ney Matogrosso (tudo bem, dêem risada e falem "puta merda"): "mas louco é quem diz... e não é feliz... não é feelizz..."

    Abraços tereréticos!

    ResponderExcluir