domingo, 5 de dezembro de 2010

Sobre Finais Felizes

Bom, acho que não tem regra dizendo que apenas tererazzis podem postar e, se tiver, tenho plena autorização do Guigo :D Como todos sabem, ele está há um ano fazendo cursinho. Fez alguns vestibulares agora, no fim do ano e, pelo jeito, não foi muito bem. Claro que não ficou feliz com isso, e eu, como namorada, sofro junto, afinal, mesmo a gente tendo muita esperança em relação à UFSM, se ele não passar em alguma universidade, será mais um ano sem podermos nos ver muito. Mas meu namorado e seu irmão tererazzi não estava apenas chateado, estava inconformado, pois ele ficou um ano se privando de muitas coisas para passar os dias estudando, longe da família, dos amigos e, principalmente, da namorada. Eu não sabia o que fazer e nem o que dizer pra ele. Aí vem aquelas súbitas idéias e lembranças justo na hora que eu vou tentar dormir, e então, pra não perdê-las, escrevi :D Quando o Guigo leu (escutou pelo telefone, mas se ele tivesse lido seria melhor)falou: posta no blog. Então tá aí.



Boa parte dos meus 18 anos passei em frente a uma televisão, e se ainda estou feliz com a minha vida, é porque descobri há muito tempo que o que os canais me mostram é tudo de mentirinha. As novelas e filmes sempre têm finais felizes, enquanto que na vida, no final a gente quase sempre se estrepa.

Dos vários filmes que eu e o Guigo assistimos juntos, um despertou profundo incômodo em meu namorado, justamente pelo seu final não muito feliz: Pequena Miss Sunshine. É a história de uma menininha que tem o sonho de ser, óbvio, a miss Sunshine, e para isso percorre sei lá quantos estados junto com a família em uma kombi. O irmão sonha desde criança em ser da Força Aérea (ou Aeronáutca, ou algo parecido, se não tiver esse nome nos eua), mas na viagem descobre que é daltonico e seu sonho nunca poderá ser realizado. O pai tem projetos que ele mesmo acha ótimos, porém os outros não acham a mesma coisa e, por isso, está falido. O avô é viciado em alguma droga (que termina com ína e não lembro agora) e acaba morrendo no meio da viagem. O tio é gay e tentou se matar algumas vezes por perder seu namorado para outro cara e ainda ser demitido do emprego de sei lá o que.

Ao contrário de 99,9% dos filmes, o final não é o imaginado, mesmo que a menina tenha muita vontade e tenha feito muito esforço, no final ela não ganha a faixa e ainda é proibida de participar dos concursos de beleza de todo aquele estado pelo resto da vida.

O pai da menina, no filme, sempre fala a ela: se você quer ser Miss Sunshine, você será! Isso faz com que crie certa ironia, já que toda a família é meio frustrada. Afinal, estamos acostumados com aquela moral que tem por traz de 9 entre 10 filmes americanos: se a gente quiser muito alguma coisa, se lutar e torcer com bastante força para que ela aconteça, os astros se moverão a nosso favor, o bem vencerá o mal, as portas se abrirão e no final tudo acontecerá como gostaríamos.

Esse papo de que se a gente tiver fé e lutar tudo dará certo é lindo, mas só é verdade nos filminhos de sessão da tarde. Se não nos dermos conta disso, não poderemos ser felizes nessa outra realidade, a da vida cotidiana, onde a produção é sempre mais vagabunda, os atores têm espinhas e celulite e as coisas são um pouquinho mais complicadas.

Quantas vezes, apesar de sermos legais, honestos e botarmos todas as nossas energias num projeto, não o vemos descer ralo abaixo? Isso não é justo! Não mesmo. Se o mundo fosse justo não existiriam cinco bilhões de pessoas na miséria enquanto um bilhão de pessoas comem sossegadas sua batatas fritas, assistindo aos filmes de televisão que dizem que o mundo é justo.


Com certeza não acho que todo aquele esforço é em vão e o melhor a fazer é desistir de tudo e nos afundarmos na cachaça. Mas o esforço não é igual vitória. E só podemos ser felizes e plenos se compreendermos que as coisas nem sempre funcionam do jeito que pensávamos ser mais justo, se aceitarmos a derrota como parte fundamental da vida - pois assim não ficaremos lamentando o que passou, mas sim seguiremos em frente ou pelo mesmo caminho, que ficará mais fácil depois de conhecido (Guigo, se caso não passar esse ano) ou por um diferente se aquele não for o certo para nós (menininha não Miss Sunshine) - e soubermos que há mais coisas entre o céu e a terra do que mostra nossa vã televisãozinha.

Obs: Se alguém ainda não assistiu Pequena Miss Sunshine deve estar pensando: orra, que droga, essa loca fica contando finais de filme por aí. Desculpe :]

7 comentários:

  1. O Maria, se tu queria poder postar no blog, era só ter avisado que mandava permissão xD.
    Bom, ótima postagem, caraca realmente eu sei muito disso aí que você falou. Digamos que, os astros não foram dos mais amáveis comigo nem com minha família diversas vezes, claro que tb não posso dizer que algumas outras eles foram muito bons. O negócio é que, nem sempre conseguimos aquilo que almejamos, ou talvez não seja aquilo que nos foi trilhado. O que eu ouvi de amigos esse ano que gostariam de ser médicos ou arquitetos e outras profissões cujos vestibulares são verdadeiros esforços titânicos, não caberiam estes amigos nos dedos das mãos e dos pés, pq são muitos...Mas poucos ou talvez nenhum deles consiga este ano, ou sequer venha a conseguir. O que realmente quero dizer é... Guigo, assim como a maria, a gente ta te apoiando sempre cara, seja pra Medicina, Odonto, Fisica, Quimica, Viadologia...Seja no que for, tu é parte da nossa família tb!(ao menos da minha tu é xDD)




    PS: Maria, fala com o guigo, e me add no msn ou manda msg no orkut, dizendo o seu e-mail pra eu mandar permissão pra vc postar ^^.

    ResponderExcluir
  2. "O Final sempre é feliz. Se não for feliz, nao é o final"
    Acho que vou fazer viadologia... uhasuhsauhas (nem fudendo)
    A Maria citou até Machado de Assis... muito bom o post e, com toda certeza, me estimulou e fez eu repensar muito sobre o que eu deveria realmente fazer.
    momento emotivo: É muito bom poder contar com pessoas que nos ajudam em todos os momentos, saber que eu não sou só um amigo é muito valoroso. Espero ter esses "irmãos" pra sempre.
    Os tererazzis já são da família, e a Maria nem precisa comentar...

    ResponderExcluir
  3. Machado de Assis? o.o Foi sem querer aoishioa

    ResponderExcluir
  4. "há mais coisas entre o céu e a terra do que mostra nossa vã filosofia": no conto a cartomante começa assim :B (momento nerd) uhashahuas

    ResponderExcluir
  5. aah, haoshaiohsaoh. Meu pai fala isso, não sabia que era de Machado de Assis o.O

    ResponderExcluir
  6. Não é de machado de assis...
    é de William Shakespeare, do livro Hamlet...
    Há ganhei em cultura...morram de inveja!

    ResponderExcluir