quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O Ser Humano é o quanto de verdade consegue suportar!


          E aqui estou! Trancado no meu quarto, ao som de Confortably Numb. Já passam de 5 da manhã, minha cabeça está girando,  acabei de voltar de uma das noites mais absurdas que já passei. 
  Mas todo mundo sabe que o absurdo que transforma a vida nessa maravilha ilusória, e da forças para continuarmos vivendo, e nos auxilia a suportar toda essa realidade. 
Ao contrário, sería monótomo, estaríamos submetidos as forças da realidade que expremem nosso cérebro para a mágoa.

  Já dizia Nitzsche a mais de um século atrás: A verdade é triste e devastadora! 

A poucas horas atrás, eu tive uma conversa bastante interessante com um amigo. Que possui uma maneira de pensar semelhante a minha. Portanto dedico essa postagem a ele. Toredox.

----

O ser humano é bastante acomodado em relação ao estudo de si próprio. Dificilmente, voce consegue ter uma conversa que se aborde assuntos sobre o surgimento do homem. Dificilmente, as pessoas questionam. Mas ouvimos bastante alguem se perguntar, do porque aqui estamos, se Deus realmente existe, e para onde vamos depois que nosso corpo não estiver mais em funcionamento. As pessoas sempre buscam um sentido para os fatos que ocorrem em sua vida. Mas nunca estudam e aprofundam seus conhecimentos em relação a isso. 

Estudar e questionar a vida, muitas vezes, gera frustrações, e acúmulo de verdades no seu cérebro. Então as pessoas buscam esquecer esse assunto, para deixarem de lado a verdade, que é triste e sombria.

As pessoas, muitas vezes, à procura de sentido, que não conseguem encontrar em nenhum outro lugar, apelam para a religião, que de fato, tem a resposta e o sentido que estamos procurando. Mas será que tudo isso que a igreja diz é verdade? Como saber? É uma coisa abstrata, sem comprovação, não podemos nos firmar em algo que não é concreto.

A religião possivelmente foi um apelo criado pela sociedade, para ajudar a suportar toda essa verdade, que envenena e destrói nossa busca por algo palpável, concreto, COMPROVADO! 

Mas a verdade está espressa! Para nós a vida em relação a morte, não possui sentido. Pois esse conhecimento não está a nosso alcançe. Está restrito ao nosso cérebro. Se alguma coisa existe após a morte, nunca saberemos enquanto formos de carne e osso.


Portanto: questione ou viva!  Questione somente se conseguir suportar esta maligna verdade.

O ser humano é o quanto de verdade consegue suportar!

Se eu fosse adotar um discurso feliz e ilusório, eu iria falar: Faça o que lhe der prazer carnal, sinta esse prazer! Viva o absurdo da vida. Enfim VIVA!!

Mas como eu não consigo me desprender dessa realidade brutal, meu discurso foi diferente!

Obrigado a todos.


(lembrando que não escrevi nada desvalorizando a religião digo que tenho fé que algum Deus exista, mas a medida que a verdade me assombra, Deus se distancia).




2 comentários:

  1. A Religião nao se desvaloriza, pois é resultado de uma certa cultura. É étnico.
    Mas a igreja...
    Aceita o dogmatismo (ex: deus existe, e basta)...
    O catolicismo surgiu quando houve uma crise em roma, se nao me engano quando Justiniano reinava, e ela era um suporte ECONÔMICO para fortificar o estado. Ou seja, uma empresa, que ainda lucra infinitamente à custa de algumas pessoas que, como o Gustavo colocou sabiamente, não aceitam certas verdades e nunca se questionam sobre sua vida.
    Ótimo post Quexo, Comentário nerd é comigo mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado à cara camanga, por ter acrescentando um comentário relevante e interessante, dando continuidade ao meu raciocinio.
    Até agora, somente ele (RK) se interessou pelo meu intelecto.
    Obrigado aos resto, integrantes do grupo tererazzi, que não valorizam oque o hobbit quexo tem a dizer!
    Um dica: Sempre ouçam um hobbit! No futuro todo mundo se curvará aos Hobbits!

    ResponderExcluir